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Os títulos de capitalização surgiram na França há mais de 150 anos. Os associados de uma cooperativa de mineradores depositavam mensalmente valores com vistas à formação de um capital e tinham a garantia de resgatar as contribuições ao final do prazo estabelecido
ou antecipadamente por sorteio.

No Brasil, desde a década de 30, os títulos têm atendido determinados anseios da população brasileira. Inicialmente, os títulos de capitalização foram concebidos exclusivamente como uma ferramenta destinada a estimular o hábito de poupar, tendo como incentivo a participação em sorteios realizados durante a vigência do plano.

Hoje, a capitalização é um instrumento que, utilizado individualmente ou em associação com outros mecanismos de mercado, possibilita o desenvolvimento de soluções para diferentes tipos de demandas da sociedade e é acessível aos mais diversos públicos.

Os títulos podem ser adquiridos à vista (Pagamento Único)
ou à prazo (Pagamento Mensal ou Pagamento Periódico).

Parte de cada valor pago destina-se aos sorteios e parte destina-se à constituição de um capital para resgate, dentro de prazos pré-determinados.

Os percentuais destinados ao sorteio e ao resgate variam de plano para plano, em função de seus objetivos. É assim que determinados planos dão mais ênfase para o sorteio, enquanto outros, sem abrir mão da premiação, buscam a constituição de uma maior reserva.


Modalidades de Títulos de Capitalização

Tradicional

Tem por objetivo restituir ao consumidor, ao final do prazo de vigência, o valor total dos pagamentos efetuados pelo subscritor, desde que todos os pagamentos previstos tenham sido realizados nas datas programadas.

Compra Programada

Tem por objetivo possibilitar, ao final de vigência do título, a aquisição de bem ou serviço, a partir de acordos comerciais celebrados com indústrias, atacadistas e empresas comerciais, sendo garantida ao consumidor a faculdade de optar pelo recebimento do valor de resgate em moeda corrente nacional.

Popular

Permite a participação do consumidor em sorteios, sem que haja devolução integral dos valores pagos, ao final da vigência.

Incentivo

É o plano pelo qual o título de capitalização é vinculado a um evento promocional de incentivo ou de premiação a determinado comportamento ou de caráter comercial, sem que haja devolução integral dos valores pagos.


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